Linda Martins, 18, Salvador. Livros (os que leio e os que escrevo), cristianismo, estudos aleatórios e comida definem minha vida. Em constante evolução.

ENTREVISTA
Rudson Xaulin

RESENHA
Um beijo inesquecível

AUTORAIS
Baed

18.7.14

Projeto: Aprendendo html #01

Oláááá!
Então, eu sei que esse assunto não tem nada a ver com livros, ou filmes ou coisas que estou acostumada a escrever por aqui, mas eu achei válido compartilhar com vocês esse meu projeto. Vou confessar que essa não é a primeira vez que eu tento aprender html, já tentei várias vezes e acabei desistindo na metade do caminho, porém, dessa vez vai ser diferente!


Deixa eu explicar do começo: eu aprendi um pouco de html durante os meus anos passados usando o tumblr e fazendo - ou ao menos, tentando - themes. Os themes suportados na plataforma blogger são muito mais complexos do que os themes do tumblr, portanto estou voltando a estaca zero e aprendendo tudo sobre html e xhtml, tim-tim por tim-tim.

Pois então, como vai funcionar esse projeto? Toda vez que eu aprender algum código novo de html ou xhtml eu vou postar aqui o que significa e os links dos tutorias que eu usei para aprender. Os leitores que estiverem interessados em aprender pode usar os tutorais que vou passar e quem já sabe, pode me ensinar umas coisinhas, hehe.

Tá, mas o que é html?

Html é a linguagem usada para reproduzir páginas da web. É basicamente com ele que são feitos os layouts e seus elementos, é através dele que são reproduzidos arquivos de mídia, textos são formatados, enfim, praticamente tudo o que você ver na web aparece alinhadinho e bonitinho para você pelo html.

O html consiste em códigos escritos em inglês que são interpretados e reproduzidos pelo seu navegador. As principais tags de um código em html são <html>, <head> e <body>, todas essas com suas respectivas tags de fechamento: </html>, </head>, </body>.

Mas como essas tags funcionam?

Vamos fazer de conta que um código html é um corpo humano. A tag de abertura <html> é onde tudo começa, todos os códigos e elementos necessários para o seu "corpo" vão ficar entre a tag supracitada e seu fechamento </html>. A tag <head> trata-se da cabeça, tags como "<title>" e os "metas" (vou falar disso no próximo post), vão ficar aqui. Normalmente a maioria das tags do <head> estão ligadas a como vai aparecer o título do seu site na "janela" do seu navegador, ou ligadas a descrição e elementos que vão aparecer na pesquisa de grandes sites de procura, como o Google.

A tag <body> talvez seja a mais interessante de todas, pois é aqui onde você vai colocar em prática todas as informações dadas nas tags anteriores. É aqui onde você vai alinhar seu theme e ditar como ele vai aparecer e o que vai aparecer. Outra tag interessante é o <style> que vem logo antes do <body>; essa é a minha parte favorita, já que essa tag é a folha de estilos do theme. É aqui onde cores, bordas e outras informações que vão definir o design do seu theme ficam. A tag <style> consiste no CSS, que é o assunto que vou falar nos próximos posts.