Linda Martins, 18, Salvador. Livros (os que leio e os que escrevo), cristianismo, estudos aleatórios e comida definem minha vida. Em constante evolução.

ENTREVISTA
Rudson Xaulin

RESENHA
Um beijo inesquecível

AUTORAIS
Baed

16.7.13

[RESENHA] Orgulho e Preconceito

Então, há tempos eu estava querendo fazer a resenha desse clássico. Orgulho e Preconceito, sem dúvida é um dos melhores romances que já li. Aliás, pensando bem, é literalmente o melhor.

Orgulho e Preconceito se passa no interior da Inglaterra no século XVIII. O livro conta a estória dos Bennet, uma família no mínimo excêntrica. Mr. Bennet tinha cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. De todas as cinco, as únicas ajuizadas eram as duas mais velhas Jane e Elizabeth. (e talvez Mary). A mãe das moças era tão desajuizada e fútil como as meninas. De vez em quando, talvez você fique com um pouco de raiva das besteiras dela.

Nos primeiros capítulos já é perceptível a crítica aos comportamentos típicos daquele tempo, o que rendeu muitos comentários e fez com que o livro virasse polêmica logo quando foi lançado. Jane Austen descreve com detalhes a sociedade e as futilidades femininas daquela época. Mrs. Bennet era uma mulher com pouca instrução e uma verdadeira casamenteira. A unica razão da sua vida era casar as filhas. Os personagens são muito bem construídos. Jane, a mais velha, e é de um otimismo e uma bondade imensa. Sempre espera o melhor das pessoas e custa a acreditar na maldade de alguém. Elizabeth é mais dura em seus julgamentos e tem uma personalidade muito forte. Mary se considera muito intelectual e dotada de discernimento, enquanto Kitty e Lydia são duas desmioladas. A estória então começa quando um jovem e rico rapaz se muda para aquelas redondezas. Mrs. Bennet fica então louca para casar uma de suas filhas com ele.

Além de toda a crítica, o modo como Jane Austen escreve é incrivel. Tudo muito detalhado e uma riqueza de palavras, que é tipico de um bom clássico. A estória é muito gostosa de se ler, e eu confesso que passei algumas madrugadas em claro o lendo, mas é um esforço que vale muito a pena.


Ficha técnica 
ORGULHO E PRECONCEITO
Autor(a): Jane Austen
Editora: Penguin-Companhia
Páginas: 576